O conceito de empreendedorismo digital é simples: consiste na iniciativa de criar um negócio que gere receita pela internet, ou seja, usando a rede como meio para ofertar produtos ou serviços de tipos variados.
Um aspecto que une boa parte dos empreendimentos digitais é que eles normalmente não exigem investimento inicial alto. Em geral, não demandam uma estrutura fixa complexa para seu funcionamento.
Ao romper barreiras geográficas e temporais, o domínio online oferece flexibilidade e muitas oportunidades para quem aposta nele. É possível fazer isso em vários segmentos. Aqui, destacamos:
- produção de conteúdo: acontece via criação de um material que será comercializado e disponibilizado online (um infoproduto), como cursos, e-books, consultorias individuais, videoaulas, podcasts, revistas eletrônicas, webinars, entre outros;
- lojas virtuais: outra boa aposta para quem trabalha com produtos físicos — caso de artigos artesanais ou autorais — é vendê-los via e-commerce ou marketplaces;
- soluções tecnológicas: é possível também desenvolver uma série de produtos (softwares, sistemas, aplicativos) ou serviços para suprir demandas e problemas com o apoio da tecnologia, facilitando a vida de um determinado público-alvo;
- influenciadores digitais: esses profissionais trabalham com a criação de conteúdo por meio de textos e vídeos, atração e engajamento de uma audiência interessada no assunto que elas divulgam. A monetização pode vir tanto das visualizações como das parcerias pagas com marcas em troca da publicidade de produtos.
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